Reformar a casa é um momento importante da vida dos atuais ou futuros moradores e que merece uma atenção especial, pois é uma ótima oportunidade de realizar uma boa manutenção na parte elétrica e hidráulica a fim de verificar se não há nenhum problema como vazamentos. Um planejamento adequado também faz toda a diferença na hora de garantir a qualidade, a economia e evitar quaisquer riscos.
Afinal, na grande maioria das vezes, uma reforma acaba por mexer também na estrutura da construção ou com componentes elétricos e hidráulicos, que demandam cuidados especiais. Existem diversas razões que podem levar a realização de uma reforma que vão desde problemas estruturais para ampliação do imóvel, infestação por pragas, ou até mesmo, pela necessidade de dar um ar mais moderno ao ambiente, seja por conta do trabalho home office ou por estética. Por isso, a preocupação deve ir além da escolha e compra dos materiais de construção e decoração.
Independentemente do tamanho da intervenção, seja apenas uma pintura ou pequenos reparos, e até mesmo para grandes mudanças, onde serão necessárias quebras de paredes, uma construção e reforma não é tarefa fácil para qualquer consumidor final. Por isso, ter o apoio e acompanhamento de um profissional que auxilie em todas as fases de uma reforma desde o planejamento, onde é realizada a definição do orçamento, seguido por execução de um bom projeto de acordo com a necessidade de cada obra, escolha de mão-de-obra e cotação de bons fornecedores.
Reforma de casa: os itens que não podem faltar em cada etapa
1. Entenda a necessidade da sua obra: para garantir que uma pequena reforma em casa aconteça de maneira eficiente é muito importante contar com a contratação de mão de obra específica e capacitada – ainda mais se a reforma envolver serviços estruturais, hidráulicos ou elétricos –, além de materiais de qualidade. Um projeto bem feito deve evitar dores de cabeça que podem te acompanhar por anos.
2. Compre as melhores marcas: considerar o melhor produto para sua obra deve ser primordial. Se este produto não for o mais competitivo financeiramente, tenha sempre em mente as principais características dele que o fazem escolhê-lo e pesquise sobre ele no mercado e sobre a sua concorrência. Lembre que uma obra é feita pra durar, então, priorize materiais de qualidade.
3. Não se esqueça dos itens complementares: neste período de pandemia, as vendas de tintas e de cimento se destacaram nas lojas de materiais de construção. Ao comprar as tintas para pintura de uma casa, por exemplo, será que você não se esqueceu das lixas ou pincéis? Uma boa dica é lembrar dos materiais que serão necessários para a atividade, evitando assim que tenha que voltar à loja para comprar apenas um item que foi esquecido.
Muitas vezes, é normal fica perdido e não saber quais profissionais devem ser contratados, quais os tipos de materiais utilizados na construção e reforma e quais acessórios é preciso comprar para algumas etapas de obras e de reformas que podem ser simples, como troca de cores, texturas e móveis de lugar ou, então, mais complexas, como troca de piso ou revestimento de paredes do banheiro ou cozinha ou, até mesmo, quebra de paredes para ampliar o ambiente comercial ou residencial. Entender todas as etapas da reforma de uma casa ou empreendimento comercial é fundamental para o sucesso da obra.
Quer saber como realizar uma reforma sem dores de cabeça? Confira o nosso Guia da Reforma: https://conteudos.mapadaobra.com.br/guia-da-reforma